OFICINAS

Visibilidade Negra na Wikipedia

Encontro promove edição de verbetes sobre jornalistas negras

27 set 2025


No próximo dia 27 de setembro, as Wiki Editoras Lx (WELx), coletivo feminista de editoras da Wikipedia dedicado a combater as disparidades de visibilização e representatividade na maior enciclopédia digital do mundo, promovem a 4ª Editatona Visibilidade Negra, este ano, dedicada à edição de verbete de jornalistas negras. A curadoria tem assinatura da BANTUMEN, representada pela jornalista Vanessa Sanches, editora e cofundadora dessa plataforma online voltada às comunidades afrodescendentes que falam português.

As editoras consideram "editar verbetes de jornalistas negras uma ação fundamental para corrigir lacunas históricas de reconhecimento na Wikipédia, já que muitas dessas profissionais, apesar de terem trajetórias relevantes e produzirem impacto significativo na comunicação social e na construção de narrativas sobre suas comunidades, permanecem apagadas ou subrepresentadas neste espaço".


Editadona de 2022, em Lisboa. Foto de Girassolei 

Além de criar e melhorar páginas, inserir imagens e dados para promover a equidade do conhecimento, a iniciativa das WELx procura alargar a participação no Movimento Wikimedia de mais pessoas de comunidades subrepresentadas para reduzir vieses e garantir mais pluralidade.

O evento, aberto a mulheres, pessoas trans e não binárias, é gratuito; e a participação está condicionada à inscrição. É solicitado que as participantes tragam seu portátil e carregador. As organizadoras oferecem almoço e baby-sitting.

 


4ª Editatona Visibilidade Negra
Tema: Jornalistas negras
Curadoria: Vanessa Sanches (Bantumen)
Onde: Fundação Kees Eijrond. Rua de Santa Catarina, 9, 3º piso - Lisboa.
Quando: 27 de setembro (sábado), das 11h às 17h
Inscrições aqui. Número limitado de vagas.