O que fazemos
A Fundação Kees Eijrond (KEF) foi fundada em 1991, em Utreque, com o objetivo de apoiar a criação artística e o desenvolvimento cultural dos Países Baixos. Nos últimos 30 anos, já apoiou cerca de 50 projetos culturais. Em 2022, a Fundação abriu uma representação permanente em Lisboa, local de residência do seu fundador, onde atualmente concentra-se a sua programação cultural. A missão da Fundação, aprovada pelo seu Conselho de Administração, consiste na prática em:
Apoiar a criação artística nas suas mais variadas expressões, como Teatro, Dança, Literatura, Música, Artes Visuais, Cinema e Património Arquitetónico, Ecológico e Paisagístico.
Apoiar projetos transdisciplinares que promovem o conhecimento e o pensamento crítico.
Apoiar ações sociais e pedagógicas que desenvolvem dinâmicas de capacitação de comunidades em áreas de baixa densidade artística.
Como fazemos
Lentamente, guiados, nas palavras de seu fundador, por um plano de 100 anos.
A partir de um trabalho de escuta das comunidades com as quais consideramos ser possível contribuir.
Com open calls e programas de residências artísticas
Em parceria com agentes e instituições culturais em todo o território português e holandês.
Porquê fazemos
Porque acreditamos que arte é uma expressão fundamental da condição humana e desempenha um papel central no desenvolvimento e conscientização crítica, tomamos como missão propiciar recursos para a criação, fruição e debate artísticos. Queremos a KEF como um espaço para o impulso lúdico, onde seja possível fomentar possibilidades novas de pensamento e experiência.