KEES EIJROND

Nascido em Amesterdão e formado em Engenharia Agronómica, Kees Eijrond teve uma carreira profissional diversificada, guiada pelo seu espírito inquieto e criativo.

A sua dedicação ao campo artístico iniciou-se nos anos 1990 através do seu envolvimento com projetos inovadores nas áreas da dança, música e cinema. Como idealizador, articulador, financiador ou diretor, Kees Eijrond participou em alguns dos projetos culturais mais relevantes e premiados na Europa nas últimas décadas.

Durante cerca de 30 anos, liderou a companhia de dança ROSAS, fundada pela coreógrafa e bailarina belga Anne Teresa De Keersmaeker, em Bruxelas. Foi membro fundador e diretor do P.A.R.T.S. (Performing Arts Research and Training Studios), um reconhecido instituto de formação de pós-graduação em dança e coreografia. Também co-fundou e liderou o ICTUS, um ensemble de música contemporânea, com sede em Bruxelas, nascido em 1994.

Foi fundador e atuou como conselheiro na Academy of Theater and Dance na Amsterdam University of the Arts. Fez parte da equipa diretiva da Büro Friedrich, uma galeria de arte para jovens artistas inaugurada em 1998 em Berlim. Presidiu e dirigiu o SPRING Performing Arts Festival e impulsionou o Uitfeest, dois importantes festivais culturais nos Países Baixos. Também trabalhou como produtor de cinema.

Ao longo das últimas três décadas, foi responsável pela execução de vários projetos de restauração e hotelaria em edifícios históricos nos Países Baixos, Bélgica e Portugal, com o objetivo de combinar arte, alta gastronomia e preservação do património histórico. Os exemplos mais atuais de renovação do património histórico são o Palácio Verride, na colina de Santa Catarina, em Lisboa (séc. XVIII) e o De Winkel van Sinkel, em Utreque (século XIX), a primeira loja de departamento nos Países Baixos.

Ainda jovem, quando visitou Portugal pela primeira vez, logo após o 25 de Abril de 1974, decidiu que um dia residiria em Lisboa, um desejo que concretizou efetivamente em 2018.

Em 2022, instituiu na capital portuguesa a representação permanente da Fundação de apoio à cultura que lidera há mais de 30 anos no seu país natal. O seu objetivo é retribuir a Portugal tudo o que o país lhe proporcionou nas últimas três décadas.

A Fundação Kees Eijrond está sediada no seu Hotel Verride Palácio de Santa Catarina.

Em 2024, Kees Eijrond registou formalmente, em Cartório Notarial localizado na cidade de Utrecht, um conjunto de valores fundamentais, princípios de gestão e ações que devem determinar o funcionamento da Fundação e a administração do seu património.