RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Alimentos viajantes

Projeto artístico compara a origem de alimentos e plantas presentes nas hortas de Lisboa e Belo Horizonte

07 out - 28 out 2025


Verbos como plantar, colher, moer, ferver, descongelar, secar, resfriar, picar, misturar, descascar, servir, espremer e refogar serão tomados como proposições para construir uma via de mão dupla entre a pesquisa alimentar e a criação artística no projeto "Alimento Alimenta", de Nydia Negromonte, contemplado no programa de Residência Artística da KEF Portugal, na Casa Mísia.

Em Lisboa, Nydia vai fazer um levantamento das hortaliças cultivadas atualmente na cidade e, a partir desse registo, fotografar, desenhar e desenvolver uma instalação misturando matérias já utilizadas em seus trabalhos anteriores, tais como argila, hortaliças, algodão e papel de arroz, com as que surgirem durante a pesquisa na capital portuguesa. Tudo isso em contraponto ao estudo feito por ela sobre o cultivo e a origem dos diversos alimentos em Belo Horizonte, no Brasil.

“O alimento, em qualquer um dos seus estágios ou aparições, sempre foi um grande recurso de cruzamento sociocultural entre os povos. Para o desenvolvimento desse projeto serão utilizados como “ingredientes” os principais alimentos originários das Américas ligados à cultura alimentar: a mandioca, o milho, a batata, o tomate, o amendoim, o feijão e a pimenta. Somadas a eles, as “plantas em trânsito”, alimentos viajantes que vieram e se estabeleceram fortemente no território brasileiro, tais como o café, a cana-de-açúcar e a banana. Dentro dessa perspectiva, busco diálogos possíveis com o que se cultiva em Lisboa e em Belo Horizonte, cidade onde vivo, conta a artista.”

A artista plástica investiga as percepções possíveis hoje no ato de preparar ou consumir alimentos. Questiona-se se estaríamos atentos aos rituais ligados a eles, do seu cultivo à sua apresentação, ou às reflexões que podem ser suscitadas por meio deles.

 


Nydia Negromonte

Nydia Negromonte nasceu em Lima, no Peru, em 1965, e vive no Brasil. É artista plástica, formada em Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais em 1989, com especialização em gravura em 1998 na Faculdade de Belas Artes, Universidade de Barcelona, Espanha. De 1999 a 2001 foi artista residente no Atelier HANGAR, em Barcelona, e participou de importantes feiras e mostras como ARCO, Feria Internacional de Arte Contemporáneo, em Madrid, e Galerias Sicart e Antonio de Barnola, ambas em Barcelona. Tem realizado importantes mostras individuais e coletivas em instituições e galerias do Brasil, Venezuela e Peru.