ATELIÊ

Programa Avançado de Criação em Artes Performativas

Nova edição tem Meg Stuart como curadora

04 fev - 26 jul 2025


O Programa Avançado de Criação em Artes performativas (PACAP), em sua oitava edição, é produzido pelo Fórum Dança - uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1990, cuja missão é promover a dança contemporânea, através da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação.

Este ano, a KEF se junta a instituições como Culturgest, Teatro do Bairro Alto, Anda & Fala Walk e Talk, Espaço do Tempo (coprodutoras), entre outras para apoiar a iniciativa, que conta com curadoria de Meg Stuart. A coreógrafa e bailarina propôs realizar a primeira edição de Mystery School of Choreography em Portugal, com colaboração de Ana Rocha e outros artistas convidados.

Mystery School of Choreography (MYS) é um programa de estudos experimentais para artistas performativos. É um lugar interdisciplinar onde o metafísico se entrelaça com a composição, a coreografia e a criação artística. É um passo em direção a uma compreensão mais profunda da aprendizagem, da prática e da ativação de conhecimentos que estão frequentemente presentes nas artes performativas, mas que não são diretamente abordados.

Com a sua companhia Damaged Goods, Stuart  realizou mais de 30 produções, de solos a coreografias de grande escala, criações site-specific e projetos de improvisação. O trabalho de Meg Stuart move-se livremente entre os géneros da dança, do teatro e das artes visuais, impulsionado por um diálogo contínuo com artistas de diferentes disciplinas. Cada vez mais, seu interesse por estratégias de transcendência, técnicas vocais e práticas de cura se manifesta em suas criações. Seu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios, incluindo o Bessie Award (2008, Nova York, EUA), o Grand Prix de la Danse de Montréal (2014, Canadá), o Leão de Ouro pelo Conjunto da Obra (2018, Veneza, Itália) e uma bolsa Guggenheim (2023, Nova York, EUA), entre outros. Stuart vive e trabalha em Berlim e Bruxelas.

O apoio da KEF enquadra-se no seu programa Ateliê de colaboração internacional, que proporciona condições para a criação, pesquisa e intercâmbio a artistas em visita profissional a Portugal por iniciativa de instituições culturais parceiras. O acordo de parceria inclui também uma apresentação de Stuart na KEF, a ser anunaciada em breve.