OFICINAS

Escrever a Cidade Interior

Workshop de escrita e reescrita com José Gardeazabal

08 jan - 16 jan 2025


Este workshop de escrita e reescrita parte da perspectiva do eu e da identidade para a negociação das diferenças e a possibilidade de construção do comum, em diálogo com obras notáveis da literatura contemporânea. O workshop alimenta-se de leituras coletivas como ponto de partida para uma viagem literária ancorada num trabalho individual de escrita e reescrita com vista a uma sólida experiência de produção de textos próprios. Em quatro sessões de duas horas, far-se-á uso de técnicas de leitura livre e leitura dirigida, com discussão aberta e debate orientados, numa atmosfera estruturada, mas informal. Incluirá um exercício de interação individual com cada formando, sobre a experiência de escrita de cada um.

Pretende-se fazer uso do caráter inovador e a natureza audaciosa, divertida e extraordinária da literatura contemporânea para explorar temas e técnicas de escrita a partir de romances como O Meu Nome é Eileen, de Otessa Mosfegh e Na Terra Somos Brevemente Magníficos, de Ocean Vuong”, entre outros. O workshop organiza-se a partir de trabalhos de construção de situação, narrativa, personagens, diálogo, com vista à descoberta e amadurecimento de um estilo narrativo. As sessões serão orientadas de acordo com a estrutura indicativa seguinte:

Estilo Introspectivo - Explorar a escrita introspectiva e subjetiva

Corpo, Sexualidade e Identidade - Trabalhar a narrativa do corpo e as questões de identidade e sexualidade

Identidade e Herança Familiar - Explorar a construção do eu a partir da complexidade

Sensibilidade Poética, Memória e Reflexão - Trabalhar a linguagem usando memória pessoal como alimento da escrita de si

O Inusitado e o Subconsciente - Apurar o uso de fantasia e realismo mágico

A cidade do Outro – Integrar a diferença através da observação e da experiência do outro

 

Quando
8, 9, 15 e 16 de Janeiro - das 19h às 21h

Sistema híbrido
(presencial e online)

Preço 
230 euros (presencial) e 170 euros (online)

Onde
Rua de Santa Catarina, 9, terceiro andar, Lisboa

Inscrições e mais informações
info@kefoundation.eu

VAGAS LIMITADAS

 

José Gardeazabal nasceu em Lisboa, onde vive atualmente. Trabalhou e estudou em Luanda, Aveiro, Boston e Los Angeles. O seu livro de poesia, História do século vinte, distinguido com o Prémio INCM/Vasco Graça Moura, foi editado em 2016, ano em que publicou também Dicionário de Ideias Feitas em Literatura, uma coletânea de prosa curta. Em 2017, editou três peças de teatro, reunidas na obra Trilogia do olhar. Em 2018, a Companhia das Letras lança o seu primeiro romance, Meio Homem Metade Baleia, finalista do Prémio Oceanos, um dos mais importantes da literatura de língua portuguesa, traduzido em 2019 para o castelhano. A Melhor Máquina Viva, o seu segundo romance e o primeiro volume da Trilogia dos Pares, foi considerado pelos jornais Expresso e Público um dos melhores livros de 2020, finalista dos prémios Sociedade Portuguesa de Autores, Corrente D´escritas e Fernando Namora. Em 2021 publicou o seu terceiro romance, Quarentena Uma História de Amor, finalista do Prémio Oceanos, e o seu segundo volume de poesia, Viver Feliz Lá Fora. Em Dezembro do mesmo ano publicou o romance Quarenta e Três, menção honrosa do Prémio Literário Ferreira de Castro. Em Maio de 2022 editou dois livros de poesia, Penélope Está de Partida, vencedor do Prémio SPA para o Melhor Livro de Poesia em 2023, e Da Luz Para Dentro. A Fábula do Elefante, dirigido ao público infantil, foi Prémio de Literatura Infantil Maria Rosa Colaço. Em Setembro de 2022 foi editado o segundo volume da Trilogia dos Pares, o romance Quando Éramos Peixes, finalista dos prémios Oceanos e Correntes D´Escritas. Em Junho de 2023 foi publicado o romance A Mãe e o Crocodilo, considerado um dos melhores livros de 2023 pelo DN. Em Setembro de 2024, publicou o seu último romance, Origami.