ESPETÁCULOS

Cerimónia de entrega do Salavisa European Dance Award 2024

Primeira edição atribui prêmio no valor de 150 mil euros

27 nov 2024


 

O Salavisa European Dance Award (SEDA) anunciará o vencedor da sua primeira edição a 27 de novembro, numa cerimónia que contará com António Feijó – Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Kees Eijrond – Presidente da Fundação Kees Eijrond e promotor do SEDA e Nayse López – Porta-voz do júri. No final, vinte bailarinos da Companhia Nacional de Bailado interpretarão Le Chef d’Orchestre, espetáculo criado por Paulo Ribeiro.

O Prêmio bienal no valor de 150 mil euros será atribuído a um dos cinco finalistas selecionados em abril: Bouchra Ouizguen (Marrocos), Catarina Miranda (Portugal), Dalila Belaza (França/Argélia), Dorothée Munyaneza (Reino Unido/Ruanda) e Idio Chichava (Moçambique). Além do prêmio, o vencedor terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho na Fundação Calouste Gulbenkian e nos palcos das seis instituições culturais parceiras: ImPulsTanz – Vienna International Dance Festival, Áustria, KVS, Bélgica, Dansehallerne, Dinamarca, La Biennale de Lyon/Maison de la Danse, França, Joint Adventures, Alemanha, e Sadler’s Wells, Reino Unido.

Participaram do júri final três especialistas independentes: Mette Ingvarsten, Nayse López e Fu Kuen Tang; O SEDA foi criado em 2023 em homenagem a Jorge Salavisa, bailarino e diretor artístico do Ballet Gulbenkian (1977-1996), como um incentivo a artistas de todo o mundo que ainda não foram devidamente reconhecidos no circuito europeu.

 

Serviço:

27 de novembro, às 18:30
Local: Grande Auditório - Fundação Calouste Gulbenkian
Entrada gratuita:  levantamento de bilhete no próprio dia, a partir de 2 horas antes do evento (máximo de 2 bilhetes por pessoa)