LEITURA DRAMÁTICA

S.O.S. Aquela Noite

Reflexão e leitura encenada da obra e do pensamento de Almada Negreiros

30 out 2024


O Coletivo Sul apresentará, em sessão aberta ao público, o projeto teatral S.O.S. Aquela noite, uma montagem de textos de Almada Negreiros pouco conhecidos ou inéditos, que venceu o concurso da Direção-Geral das Artes e conta com o apoio da KEF, entre outras instituições. Os atores do grupo farão uma leitura encenada de parte do texto, que junta drama, ensaios e conferências de Almada, figura central do modernismo português.

“Este espetáculo propõe retomar um projeto do autor: a ligação de duas peças: Deseja-se Mulher e S.O.S., num díptico a que teria chamado Tragédia da Unidade. Aqui chama-se S.O.S. Aquela Noite. Os atores assumem as personagens das peças e também comentam o pensamento de Almada, num lugar abstrato que se deseja concreto no fim do espetáculo”, explicam os criadores.

S.O.S. Aquela noite estreará em novembro no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa. O projeto foi desenvolvido ao longo do ano, em parceria com o CEDANSA, o Instituto de Filosofia e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, onde o arquivo documental de Almada Negreiros e Sarah Affonso está depositado.

Sobre a dramaturgia de Almada Negreiros, Fernando Cabral Martins escreve: “Assim é o teatro modernista de Almada Negreiros: vibrante, pensante, realista e quase abstracto. E poético, também, como nas histórias de desencontros que conta, entre personagens que se vão movendo numa zona de transição entre casos concretos e ideias, pessoas e símbolos. E singular, sempre.”

 

Serviço:

Conversa e leitura encenada de S.O.S. Aquela Noite - A partir de textos de Almada Negreiros

Dia 4 de novembro, às 19h
KEF: Rua de Santa Catarina, 9 – 3 andar

Interpretação: Carolina Ferraz, Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Rita Durão, Rita Loureiro e Sofia Marques

Apoios: República Portuguesa - Cultura/ Direcção-Geral das Artes, IFILNOVA, Teatro do Bairro, Teatro Experimental de Cascais, Companhia de Teatro de Almada, NOVA FCSH, CEDANSA, Kees Eijrond Foundation e C.R.I.M.